CP
FireBird - Por que não ?
Bom Dia
Fiquei surpreso com o lançamento do Adianti 4 ainda nesse e ano com tantas melhorias. Parabens.
Entretanto a decepção veio com o Adianti Studio Pro, mais um vez sem suporte ao banco de dados FireBird. Por que não ?
Sabe-se que todo programador que vem do delphi e lazarus usa o Firebird, por que nós estamos esquecidos e somos forçados usar Mysql?? Sabe-se que MySql é voltado a PHP, e nós ??? Nós não merecemos ter acesso ao nosso banco de dados que AMAMOS?? Open source, multi OS, tão fácil de usar e sem necessidade de um DBA. Por que não ???
Até hoje não uso nada do que eu Investi no Adianti, os livros são excelentes, o Studio Pro muito bom. Mas e o FireBird, cade o Firebird, onde esta o nosso suporte ao desenvolver Delphi? Por que Não ??
Sinto me desprezado, esquecido, não houvido, será que alguém me houve? será que alguém se lembra da nossa comunidade? Por que não ???
Fiquei surpreso com o lançamento do Adianti 4 ainda nesse e ano com tantas melhorias. Parabens.
Entretanto a decepção veio com o Adianti Studio Pro, mais um vez sem suporte ao banco de dados FireBird. Por que não ?
Sabe-se que todo programador que vem do delphi e lazarus usa o Firebird, por que nós estamos esquecidos e somos forçados usar Mysql?? Sabe-se que MySql é voltado a PHP, e nós ??? Nós não merecemos ter acesso ao nosso banco de dados que AMAMOS?? Open source, multi OS, tão fácil de usar e sem necessidade de um DBA. Por que não ???
Até hoje não uso nada do que eu Investi no Adianti, os livros são excelentes, o Studio Pro muito bom. Mas e o FireBird, cade o Firebird, onde esta o nosso suporte ao desenvolver Delphi? Por que Não ??
Sinto me desprezado, esquecido, não houvido, será que alguém me houve? será que alguém se lembra da nossa comunidade? Por que não ???
Também uso Delphi, também uso Firebird para desktop, mais para WEB eu estou usando Mysql/MariaDB. Normalmente as hospedagem mais simples não disponibilizam o Firebird (o que é uma pena).
Até onde sei o Studio utiliza a PDO para comunicação com banco de dados e a PDO possui uma extensão específica para firebird(pdo_firebird).
Então, bastaria habilitar/instalar essa extensão para conseguir utilizar o Studio com o firebird. Só lembrando que essa extensão deve ser instalada no php-gtk e não no php que está rodando com o apache(deve instalar nos 2 se quiser usar também na web).
Mais informações:
php.net/pdo_firebird
Como ja informado por nosso amigo Natanael, a PDO possui drivers para comunicação com o FireBird.
Sobre as características sitadas por nosso amigo Cristiano "Open source, multi OS, tão fácil de usar e sem necessidade de um DBA", elas também cabem ao MySql e MariaDB.
Na minha opinião o MySql é melhor que o FireBird, tendo em mente que estamos falando de desenvolvimento para web, isso me lembra a velha historia do "Web vs Desktop", a maioria das pessoas tem resistência a mudanças e como temos uma diferença nos dois tipos de desenvolvimento, essas mudanças são na sua maioria, necessárias.
Meu conselho para o nosso amigo Cristiano é que use o mysql que alem de ter todas as características(Open source, multi OS, tão fácil de usar e sem necessidade de um DBA) também é suportado pela a maioria das linguagens incluindo o próprio (Delphi/Pascal).
Eu trabalhado com PHP há 10 anos e atualmente estou trabalhando em um projeto que necessita usar FireBird pois trata-se de um desenvolvimento Desktop com PHP-GTK, e pra falar a verdade eu não estou curtindo usar o FireBird, estou acostumado com MySql e SQLServer, mas como pede o figurino, o ideal nesse caso é usar o FiberBird pois é leve e não necessita de muitos recursos.
Enfim tudo depende da necessidade do projeto e o Adianti ajuda bastante tanto web quanto desktop.
Ola o tema "FireBird - Por que não ?" não trata sobre melhor ou pior banco de dados, o intuito aqui não é deixar de usar um firebird ou usar qualquer outro banco, o intuito é saber porque causa o Adianti Sutdio PRO não tras suporte ao firebird, tendo em vista que toda um comunidade usa e AMA.
Cada desenvolvedor escolhe o que mais lhe agrada e normalmente o que lhe agrade é o que ele domina.
Tanta coisa boa do Adianti e "FireBird - Por que não ?"