MC
Enviar Foto com TFile
Pessoal, estou utilizando o TFile para enviar uma foto num formulário mestre-detalhe.
Trata-se de uma pesquisa de informações de produtos que um funcionário irá preencher dentro do supermercado. A cada estabelecimento ele cadastra uma pesquisa que gera um ID único.
Os usuários irão utilizar esse form da aplicação exclusivamente no celular, portanto ao clicar em "Escolher foto", deverá abrir a câmera do celular. Daí tenho os seguintes problemas e não sei como resolvê-los:
1. Não permitir nenhuma outra extensão de arquivo a não ser jpg, jpeg, png;
2. É possível renomear o arquivo que ele acabou de anexar (foto)? Gostaria de renomear, colocando o ID da pesquisa;
3. É possível reduzir o tamanho da foto antes de enviar ao servidor?
4. É possível validar se o arquivo já foi carregado, para não permitir a confirmação da pesquisa enquanto ainda estiver enviando o arquivo?
5. Consigo enviar vários arquivos num mesmo registro? Ou tenho que criar vários componentes TFile pra isso?
Desculpem o excesso de perguntas, mas é que estou meio perdido com o TFile.
Trata-se de uma pesquisa de informações de produtos que um funcionário irá preencher dentro do supermercado. A cada estabelecimento ele cadastra uma pesquisa que gera um ID único.
Os usuários irão utilizar esse form da aplicação exclusivamente no celular, portanto ao clicar em "Escolher foto", deverá abrir a câmera do celular. Daí tenho os seguintes problemas e não sei como resolvê-los:
1. Não permitir nenhuma outra extensão de arquivo a não ser jpg, jpeg, png;
2. É possível renomear o arquivo que ele acabou de anexar (foto)? Gostaria de renomear, colocando o ID da pesquisa;
3. É possível reduzir o tamanho da foto antes de enviar ao servidor?
4. É possível validar se o arquivo já foi carregado, para não permitir a confirmação da pesquisa enquanto ainda estiver enviando o arquivo?
5. Consigo enviar vários arquivos num mesmo registro? Ou tenho que criar vários componentes TFile pra isso?
Desculpem o excesso de perguntas, mas é que estou meio perdido com o TFile.
1 - https://www.adianti.com.br/forum/pt/view_3534?identificar-a-extensao-durante-o-u
2 - o TFile copia o arquivo para a pasta tmp. Depois você pode renomeá-lo da maneira que quiser.
3 - Sim, existem bibliotecas para esse tipo de manipulação.
4 - O nome do arquivo só é passado para o campo quando o upload estiver completo.
5 - Para vários arquivos você pode usar o componente TMultifile: https://www.adianti.com.br/forum/pt/view_3136?upload-de-mais-de-um-aquivo-por-ve
Obrigado Nataniel, vou seguir as dicas.