LB
Chave/Registro/Licença de uso
Fechado
Pessoal boa noite!
Com muita alegria terminei minha primeira aplicação usando o adianti studio, adorei o framework e agradeço a todos dessa comunidade que me ajudaram em meus posts em especial ao Nataniel que me ajudou muitas vezes sempre de forma direta, simples e prática.
Mas aqui fica á última dúvida que preciso, essa aplicação será distribuída/comercializada na minha cidade, porém eu gostaria de ter uma licença ou chave de validação para uso dessa aplicação, pois quero evitar que copiem meus fontes e BD e utilizem a aplicação de forma "pirata", alguém já fez isso ou pode me dar uma dica de como posso tentar "travar" a utilização não autorizada dessa aplicação? Algum exemplo, ou alguma dica para que eu possa finalizar com chave de ouro.
No mais, é lógico que logo terei novas dúvidas pois já tenho um segundo projeto em andamento, agrdeço de coração a colaboração e espero que nossa comunidade cresça cada vez mais.
Com muita alegria terminei minha primeira aplicação usando o adianti studio, adorei o framework e agradeço a todos dessa comunidade que me ajudaram em meus posts em especial ao Nataniel que me ajudou muitas vezes sempre de forma direta, simples e prática.
Mas aqui fica á última dúvida que preciso, essa aplicação será distribuída/comercializada na minha cidade, porém eu gostaria de ter uma licença ou chave de validação para uso dessa aplicação, pois quero evitar que copiem meus fontes e BD e utilizem a aplicação de forma "pirata", alguém já fez isso ou pode me dar uma dica de como posso tentar "travar" a utilização não autorizada dessa aplicação? Algum exemplo, ou alguma dica para que eu possa finalizar com chave de ouro.
No mais, é lógico que logo terei novas dúvidas pois já tenho um segundo projeto em andamento, agrdeço de coração a colaboração e espero que nossa comunidade cresça cada vez mais.
Olá Leandro, vim do ambiente desktop e ainda não domino o PHP / Adianti quanto gostaria, mas acho que o IonCube talvez possa te ajudar, ele é um "compilador"/codificador para PHP, só não sei dizer se é compatível com o Adianti, o endereço é: www.ioncube.com, acho que vale uma conferida. Uma pergunta, ao invés de instalar a aplicação nos clientes, não seria mais interessante instalá-la em servidor web seu e seus clientes acessariam o sistema pela net?
Marcelo a ideia é boa já tinha pensado nisso, porém não quero perder um cliente em potencial que não tenha internet. E alguns infelizmente ainda tem medo de clonagem de dados, crakers, etc, ou seja, não confiam deixar os na web. Vou olhar esse IonClube amanhã.
Mas obrigado pela dica.
Abraço.
Isso é complicado, vou acompanhar as dicas aqui.
Como sugestão, podemos colocar isso em contrato com o cliente, e no nosso código colocar uma validação, quando o cliente acessar o sistema fazemos uma verificação em um banco de dados nosso e validamos se é o cliente mesmo se não for podemos por exemplo excluir algumas classes do sistema, sei lá algo assim, preciso amadurecer essa ideia ainda.
o www.ioncube.com/ não precisa de internet no cliente ele tem um proprio descompilador
, ele serve para ofuscar o código fonte do PHP (TEXTO) porem ele é pago, mas é a unica forma de ofuscar o código PHP
tem também um produto da ZEND (também é pago) o ZendGuard www.zend.com/en/products/zend-guard tem versão trial para testar.
Pensei em registrar Copyrigth mas a principio fica meio caro pois não sei como vai ser o mercado do aplicativo, vou pesquisar outras formas e vou postando aqui o que eu achar legal.