HB
Desabilitar / Habilitar campos utilizando um tipo TCombo
Olá pessoal.
Vi através do tutor (www.adianti.com.br/framework_files/tutor/index.php?class=FormEnableD) uma forma de desabilitar campos através de um TRadioGroup. Fiz teste e deu certo como vocês podem ver na imagem do anexo.
Mais o que de fato eu gostaria é que o meu campo TIPO(pessoal física ou jurídica) seja um campo do tipo TCombo.
Existe uma forma no framework de fazer a mesma coisa que foi feita no TRadioGroup para o TCombo para desabilitar UM CONJUNTO DE CAMPOS?
Obrigado
José Humberto
Vi através do tutor (www.adianti.com.br/framework_files/tutor/index.php?class=FormEnableD) uma forma de desabilitar campos através de um TRadioGroup. Fiz teste e deu certo como vocês podem ver na imagem do anexo.
Mais o que de fato eu gostaria é que o meu campo TIPO(pessoal física ou jurídica) seja um campo do tipo TCombo.
Existe uma forma no framework de fazer a mesma coisa que foi feita no TRadioGroup para o TCombo para desabilitar UM CONJUNTO DE CAMPOS?
Obrigado
José Humberto
Sim José, use a mesma lógica pra isso:
e no método:
Ivan, primeiramente obrigado por ter respondido meu questionamento.
Ivan, sou novo no framework e ainda tenho várias dúvidas.
Para o TRadioGroup pelo que percebi exite um método, conforme abaixo.
A minha dúvida está na parte que você me orientou a incluir o código de desabilitar e habilitar no método.
E no caso do TCombo também tem um método nativo? Se não tem, pode me ajudar implementar?
Ação do Radio Group: este trecho extrai do tutor e só troquei para os meus atributos
O método é o mesmo setChangeAction, poste o seu código aqui pra eu dar uma olhada e tentar te instruir melhor.
Segue o código Ivan
Faça assim:
O método onChangeRadio continua como está, assim vai continuar funcionando normalmente
Ivian, deu certo.
Ainda nesse contexto quando faço uma inserção está normal, ou seja, quando seleciono TIPO = FÍSICA, desabilita o campo CNPJ e vise e versa. Mais o meu cadastro parte de uma datagrid e aí tenho o seguinte:
1) se você observar tenho validação do CPF e CNPJ (entre outras mais simples usando new TRequiredValidator);
2) também faço validação de conteúdo de campos que são unicos, como por exemplo o próprio CPF e CNPJ que não deixo cadastrar em duplicidade;
Assim, tenho duas situações:
1) quando ocorre quaquer validação e a aplicação mostra a mensagem de erro na tela, ao fechar a tela da mensagem, o campo fica habilitado novamente, ou seja, se seleciono TIPO = FÍSICA, o campo CNPJ que deveria ficar desabilitado, após a mensagem fica habilitado, e o que é pior, consigo preencher os dois campos.
2) quando estou na datagrid e pressiono o botão EDITAR, a aplicação carrega o registro, mais o campo CNPJ (do exemplo acima) que deveria estar desabilitado é carregado habilitado, permitindo também que eu faça o preenchimento do mesmo.
Pode me ajudar também com essas situações aproveitando que meu código já está postado aí?