LL
Firebird com Adianti 5
Bom dia,
fiquei contente em saber que a versão 5 do studio pro agora tem acesso ao banco de dados firebird.
Só que quando vou criar um novo modelo através do wizard dá o seguinte erro:
Unable to complete network request to host "172.16.0.200". Failed to locate host machine. Undefined service 3050/tcp.
sendo que a configuração do erp.ini está assim:
fiquei contente em saber que a versão 5 do studio pro agora tem acesso ao banco de dados firebird.
Só que quando vou criar um novo modelo através do wizard dá o seguinte erro:
Unable to complete network request to host "172.16.0.200". Failed to locate host machine. Undefined service 3050/tcp.
sendo que a configuração do erp.ini está assim:
- <?php>
- host = "172.16.0.200"
- port = "3050"
- name = "home/erp/banco/dberp.dbf"
- user = "SYSDBA"
- pass = "senhabanco"
- type = "ibase"
- ?>
O Firebird esta em um servidor diferente do servidor http?
Um detalhe, a extensão do firebird não é "fdb" ou "gdb"?
Firebird não usa porta é apontado diretamente ao arquivo, a extensão dele é fdb e não DBF
veja o exemplo
https://imgur.com/a/tGQvj
Willian Padilha, estou usando a estrutura cliente/servidor do firebird, esse por padrão usa a porta 3050.
Marcelo Gomes, vc tem razão, é fdb e não dbf, porém mesmo assim não funciona.
Quando usava Delphi com firebird, era preciso instalar o bd e um serviço, senão me engano "gds_db". e também fdcliente.dll (no windows).
No serviço de hospedagem que você usa tem suporte do firebird?
Willian.
Há a necessidade de apontar o arquivo.
Mas não precisa esta na mesma máquina.
Se a conexão for por tcp/ip é bom apontar a porta 3050 uu outra conforme o caso.
Aqui no meu servidor compartilhado cada usuário tem seu servidor Firebird com SYSDBA e portas próprias. Ex: 3051, 3052 e etc
Leandro,
Para resolver sua situação adicionar a linha:
gds_db 3050/tcp
windows, no arquivo:
c:windowssystem32driversetcservices
linux, no arquivo:
/etc/services
entendo, peço desculpas, nunca tinha usado assim, sempre usei o FB via arquivo mesmo.
Que isto Willian não precisa pedir desculpas.
Alenxandre e Willian ajudando na mesma postagem é fera demais, tô estudando também o Adianti, bom saber que tem duas potências também aqui no fórum.
Somente fazendo um comentário.
Outro dia no Studio eu não conseguia conectar no Firebird 3.0.4
Como solução eu tive que atualizar as dlls fbclient.dll e gds32.dll com as versões do firebird 3.04 na pasta C:Program Files (x86)Adianti Studiophp-gtk2 .
Depois disto a conexão pelo studio ocorreu normal.