AF
fullcalendar carregando o mês de janeiro sempre no ano posterior
Boa tarde.
Estou utilizando o fullcalendar e o mesmo está me acarretando um problema em relação ao mês de janeiro.
Lanço uma data em 10 01 2018, grava corretamente no banco, mas o mesmo só está carregando em 2019. Fiz também um lançamento em janeiro de 2019 e o mesmo só me aparece em janeiro de 2020. Os meses subsequentes e anteriores estão carregando corretamente. Não sei se o problema é em relação ao mês corrente, pois só percebi esse problema agora.
Estou desconfiando da função $script->add, fiz alguns testes e é ali que acarreta o problema, mas não consegui identificar uma possível solução.
$script->add("
{
id: ".$event->id.",
title: '".$event->title."',
start: new Date(".date('Y', strtotime($event->event_date)).", ".date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) ).", ".date('d', strtotime($event->event_date)).", ".str_replace(':',',',$event->start_hour)."),
end: new Date(".date('Y', strtotime($event->event_date)).", ".date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) ).", ".date('d', strtotime($event->event_date)).", ".($event->start_hour + $event->duration)."),
backgroundColor: '".$event->color."',
borderColor: '".$event->color."',
url: "index.php?class=EventForm&method=onEdit&key=".$event->id."&event_date=".date('d', strtotime($event->event_date))."&start_hour=".$event->start_hour."",
status: false
},
");
Vou postar o código do AgendaView.class.php.
Agradeço qualquer ajuda.
Atenciosamente,
Ailton Furtado
Estou utilizando o fullcalendar e o mesmo está me acarretando um problema em relação ao mês de janeiro.
Lanço uma data em 10 01 2018, grava corretamente no banco, mas o mesmo só está carregando em 2019. Fiz também um lançamento em janeiro de 2019 e o mesmo só me aparece em janeiro de 2020. Os meses subsequentes e anteriores estão carregando corretamente. Não sei se o problema é em relação ao mês corrente, pois só percebi esse problema agora.
Estou desconfiando da função $script->add, fiz alguns testes e é ali que acarreta o problema, mas não consegui identificar uma possível solução.
$script->add("
{
start: new Date(".date('Y', strtotime($event->event_date)).", ".date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) ).", ".date('d', strtotime($event->event_date)).", ".str_replace(':',',',$event->start_hour)."),
end: new Date(".date('Y', strtotime($event->event_date)).", ".date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) ).", ".date('d', strtotime($event->event_date)).", ".($event->start_hour + $event->duration)."),
url: "index.php?class=EventForm&method=onEdit&key=".$event->id."&event_date=".date('d', strtotime($event->event_date))."&start_hour=".$event->start_hour."",
},
");
Vou postar o código do AgendaView.class.php.
Agradeço qualquer ajuda.
Atenciosamente,
Ailton Furtado
<?phpclass AgendaView extends TPage{ function __construct() { parent::__construct(); $this->form = new TQuickForm('form_agenda'); $this->form->setFormTitle('Agenda - Sistema Financeiro - Casa de Jorge'); $this->form->class = 'tform'; $this->form->style = 'width: 800px'; $table = new TTable; $calendar = new TElement('div'); $calendar->id = 'calendar'; $table->addRow()->addCell($calendar); try { TTransaction::open('jorge'); $repository = new TRepository('Event'); $events = $repository->load(); $script =new TElement('script'); $script->type = 'text/javascript'; $script->add(" $(document).ready(function() { $('#calendar').fullCalendar({ timezone: 'America/Sao_Paulo', header: { left: 'prev,next today', center: 'title', right: 'month,agendaWeek,agendaDay' }, events: [ "); foreach($events as $event) { $script->add(" { id: ".$event->id.", title: '".$event->title."', start: new Date(".date('Y', strtotime($event->event_date)).", ".date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) ).", ".date('d', strtotime($event->event_date)).", ".str_replace(':',',',$event->start_hour)."), end: new Date(".date('Y', strtotime($event->event_date)).", ".date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) ).", ".date('d', strtotime($event->event_date)).", ".($event->start_hour + $event->duration)."), backgroundColor: '".$event->color."', borderColor: '".$event->color."', url: \"index.php?class=EventForm&method=onEdit&key=".$event->id."&event_date=".date('d', strtotime($event->event_date))."&start_hour=".$event->start_hour."\", status: false }, "); } $script->add(" ], eventRender: function(event, eventElement) { if(event.status == true) { eventElement.find('div.fc-content').prepend(\"<i class='fa fa-check'></i> \"); } else { eventElement.find('div.fc-content').prepend(\"<i class='fa fa-clock-o'></i> \"); } }, dayClick: function(date, jsEvent, view) { if (view.name === 'month') { $('#calendar').fullCalendar('gotoDate', date); $('#calendar').fullCalendar('changeView', 'agendaDay'); $('.fc-event-container').children('a').attr('generator', 'adianti'); $('.fc-widget-content').mouseover(function(){ $(this).css('cursor','pointer'); }); } else if(view.name === 'agendaDay' || view.name === 'agendaWeek') { $(this).append('<a></a>'); $(this).children('a').attr('generator', 'adianti'); var href = $(this).children('a').attr('href', 'index.php?class=EventForm&method=onStartEdit&event_date='+date.format('DD/MM/YYYY')+'&start_hour='+date.format('hh:mm')); $(this).children('a').click(); } }, }); $('.fc-content').click(function(){ $(this).parent('a').attr('generator', 'adianti'); }); $('.fc-widget-content').mouseover(function(){ $(this).css('cursor','pointer'); }); $('body').on('click', ':button.fc-button', function(event){ event.preventDefault(); $('.fc-content').parent('a').attr('generator', 'adianti'); $('.fc-widget-content').mouseover(function(){ $(this).css('cursor','pointer'); }); }); $(':button.fc-today-button').click(function(){ $('.fc-content').parent('a').attr('generator', 'adianti'); $('.fc-widget-content').mouseover(function(){ $(this).css('cursor','pointer'); }); }); }); "); print_r($script); $table->addRow()->addCell($script); TTransaction::close(); } catch (Exception $e) { new TMessage('error', $e->getMessage()); } $vbox = new TVBox; //$vbox->add(new TXMLBreadCrumb('menu.xml', __CLASS__)); $vbox->add($this->form); $vbox->add($table); parent::add($vbox); } public function onDelete( $param ) { $action = new TAction(array($this, 'Delete')); $action->setParameters($param); new TQuestion('Dejesa relamente deletar o registro?', $action); } public function Delete( $param ) { try { if (isset($param['id'])) { $key=$param['id']; TTransaction::open('jorge'); $object = new Event($key); $object->delete(); TTransaction::close(); $posAction = new TAction(array('AgendaView', 'reload')); new TMessage('info', 'Registro deletado', $posAction); } } catch (Exception $e) { new TMessage('error', '<b>Error</b> ' . $e->getMessage()); TTransaction::rollback(); } } public function reload() { }}?>
Olá Ailton, boa noite.
Algumas questões para ver se consigo ajudar:
Por que razão está a usar "-1 months" ? Sabe que há alguns problemas com essa função (-1 e +1), quando os meses antes ou depois não têm o mesmo número de dias ( php.net/manual/en/function.strtotime.php#111989 )
Pode mostrar o var_dump dos valores de "start" e "end" na função $script->add ?
Já agora o var_dump dos valores de $event->event_date e $event->start_hour ?
Sem esses valores não posso testar aqui.
Obrigado
Abel Gomes
Boa tarde Abel.
Em primeiro lugar agradeço sua atenção.
O caso é aqui ".date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) ).", o php está transformando 01 (janeiro) em 12 (dezembro) ao invés de 00 (janeiro em javascript) e o javascript aceita de 0 a 11 para meses.
Estou vendo aqui como acertar isso.
Se tiver alguma dica, agradeço.
Atenciosamente,
Ailton Furtado
Boa tarde Abel.
Consegui resolver o problema.
Mais uma vez agradeço sua atenção.
Ailton Furtado
Boa tarde Ailton.
Ainda bem que conseguiu encontrar a solução. Peço desculpa por não ter respondido, mas também eu andava à procura de uma solução para um problema meu que só esta madrugada encontrei... :-)
Já agora, se puder, coloque aqui a sua solução para ajudar outros que possam vir a debater-se com o mesmo problema.
Um abraço!
Abel
Bom dia Abel.
Compartilho a solução que pensei. Caso alguém tenha uma melhor é sempre bem vinda.
Como lhe disse anteriormente, o problema era esse:
O caso é aqui ".date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) ).", o php está transformando 01 (janeiro) em 12 (dezembro) ao invés de 00 (janeiro em javascript) e o javascript aceita de 0 a 11 para meses.
Então peguei essa parte e atribuí a uma variável php $mes e fiz uma lógica quando o $mes fosse igual a 12, queria dizer que ele valeria 00. Para o javascript, o mês de janeiro, e o substituí na fórmula do javascript descrita abaixo.
Assim não precisei fazer grande alterações no código original do javascript.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
$mes = date('m', strtotime('-1 months',strtotime($event->event_date)) );
if ($mes == '12')
$mes = '00';
$script->add("
{
start: new Date(".date('Y', strtotime($event->event_date)).", ".$mes.", ".date('d', strtotime($event->event_date)).", ".str_replace(':',',',$event->start_hour)."),
end: new Date(".date('Y', strtotime($event->event_date)).", ".$mes.", ".date('d', strtotime($event->event_date)).", ".($event->start_hour + $event->duration)."),
},
");