Visual da aplicação! e funcionalidades da GRID Ola tudo bem, bom a principio gostaria de dizer "Porque não lançou isto antes", bom vamos lá com minhas duvidas: 1 Seria possível escrever um css para sobrescrever o visual da aplicação e torna-la mais atraente ou teria que fazer isso ao instanciar as classes? 2 Na demonstração eu vi uma grid que funciona como desktop, vc seleciona a linha e escolhe a ação editar ou excluir, mas em...
AM
Visual da aplicação! e funcionalidades da GRID  
Fechado
Ola tudo bem, bom a principio gostaria de dizer "Porque não lançou isto antes", bom vamos lá com minhas duvidas:

1 Seria possível escrever um css para sobrescrever o visual da aplicação e torna-la mais atraente ou teria que fazer isso ao instanciar as classes?

2 Na demonstração eu vi uma grid que funciona como desktop, vc seleciona a linha e escolhe a ação editar ou excluir, mas em sua maioria as gris possuem os botões de ação na própria linha, essa opção de escolher como a grid funciona é uma escolha simples no framework, digo isso pois minhas aplicações costumam funcionar como desktop, os meus clientes ja se acostumaram!

Curso Dominando o Adianti Framework

O material mais completo de treinamento do Framework.
Curso em vídeo aulas + Livro completo + Códigos fontes do projeto ERPHouse.
Conteúdo Atualizado!

Dominando o Adianti Framework Quero me inscrever agora!

Comentários (5)

PD

Oi Augusto,

No livro eu explico por que demorou pra ser lançado ;-)

Na pasta app/templates, encontra-se o layout da aplicação e o seu CSS. Você poderá sobrescrever elementos ali. Também na pasta lib/adianti/include tem os CSS dos componentes. Mas tudo que encontra-se abaixo da pasta lib/adianti é do framework, deve ser preservado para não ter problemas com atualizações. É preferível alterar em app/templates/site.css.

O CSS é agradável na minha opinião ;-) Foi feito dessa maneira mais sóbria para ficar parecido com uma aplicação desktop, uma vez que o propósito do framework é o desenvolvimento de sistemas. Além disso, pela ferramenta Designer (Adianti Studio Pro), você pode desenhar uma interface para a aplicação, e isso funciona tanto para a web quanto para o desktop. Lá, você posiciona os elementos em posições fixas na tela. Assim, se modificar o tamanho do input e fazer um input gigante via CSS, não vai fazer sentido usar o designer, por que lá o input tem o tamanho padrão de um input do framework ;-)

Quanto à pergunta 2, a ação da grid na web é na própria linha, no desktop é um pouco diferente (primeiro seleciona a linha, e depois a ação). Sugiro você experimentar a aplicação tutor para ver como ficou a grid na web:

www.adianti.com.br/framework-tutorial

um abraço,
Pablo
AM

Pablo, na aplicação 'Library' no menu livros na tela 'Dados Secundários' a grid funciona da maneira que eu uso em minhas aplicações, os botões de ação são fora da linha! ali vc usa o componente grid ou criou aquilo de outra forma?
PD

Oi Augusto,

Aquele componente é um TMultiField, não é uma datagrid. É componente de entrada de dados repetidos em formulários. Apenas se parece com uma datagrid. Nesse componente não há interação com o banco, somente após os dados serem enviados é que são tratados. No caso ali eram os dados dos exemplares, correto?

um abraço,
Pablo
AM

Entendo, é com uso de sessão correto! achei bem legal as funcionalidades dele, no meu cadastro de clientes por exemplo tenho múltiplos contatos e múltiplos endereços e esse componente seria ideal.
PD

Ou Augusto,

No caso do TMultiField, não é sessão, é manipulação Javascript em tela. As funções (adicionar, remover) manipulam diretamente os elementos DOM.

um abraço,
Pablo