{parts/gtag_head.html} {parts/gtag_body.html}
Conheça  A Ferramenta LowCode mais moderna e veloz para desenvolvimento PHP: Adianti Creator
Duvidas Iniciante Olá Pessoal, Minha dúvida é bem básica. Estou criando um novo projeto no Adianti Studio só que ele não me dá a opção de autocomplete das classes do Adianti Framework. Por exemplo quando vou criar uma nova classe e vou estendê-la de Twindow ela não abre o autocomplete, me parece não identificando as classes do Framework. Bom pelo que percebi, acho que a configuração do meu projeto...
RB
Duvidas Iniciante  
Fechado
Olá Pessoal,

Minha dúvida é bem básica. Estou criando um novo projeto no Adianti Studio só que ele não me dá a opção de autocomplete das classes do Adianti Framework. Por exemplo quando vou criar uma nova classe e vou estendê-la de Twindow ela não abre o autocomplete, me parece não identificando as classes do Framework.
Bom pelo que percebi, acho que a configuração do meu projeto não está correta. Segue um anexo para tentar exemplificar melhor.
No nº 01 coloco o caminho do meu Projeto dentro da estrutura do Xampp - Está correto?
No nº 02 devo adicionar a pasta do Adianti Framework e PHP-GTK2? Lembrando que dentro da estrutura de pastas do Adianti Studio (C:Arquivos e ProgramasAdianti) já tem os 2.
No nº 03, se eu escolho as opções acima ela mostra o caminho e demora um bom tempo interpretando o código. E na grande maioria das vezes trava. (Na criação dessa mensagem travou).
Quando eu crio um novo projeto só apontando o nº 01, o Studio cria bem rápido, porém não me dá o autocomplete nem a estrutura de patas do Framework é criada dentro do projeto. O projeto deve ser desenvolvido dentro da pasta App correto?

Bom, como veem são dúvidas bem simples, quase banais.

Curso Dominando o Adianti Framework

O material mais completo de treinamento do Framework.
Curso em vídeo aulas + Livro completo + Códigos fontes do projeto ERPHouse.
Conteúdo Atualizado!

Dominando o Adianti Framework Quero me inscrever agora!

Comentários (13)

PD

Oi Rodrigo,

Para ter o auto complete, você deve cadastrar no campo "Pasta das classes" as pastas nas quais se encontram as classes de autocomplete para o projeto, que são (Lembrar de colocar o caminho do projeto na frente):

/app/control/app/model
/app/lib
/lib/adianti/control
/lib/adianti/database
/lib/adianti/util
/lib/adianti/validator
/lib/adianti/widget/web

Na próxima versão do Studio, isso já vai vir automaticamente.
PS: Quando você cria um novo arquivo, ele pegará o autocomplete a partir do momento em que você salvá-lo pela primeira vez, pois então ele saberá de qual projeto ele pertence...

abs,
Pablo
RB

Dá onde eu pego esse caminho?
como disso dentro da pasta do Framework tem essa estrutura:
C:\\Program Files\\Adianti Studio\\framework\\base

(Lembrar de colocar o caminho do projeto na frente)?
O caminho não é da pasta do Adianti Studio? seria do novo Projeto?
Exemplo:
D:\\xampp\\htdocs\\projeto01\\/app/control/app/model

Ví que tens uma video aula explicando como iniciar um projeto utilizando o Studio Pro, teria uma video aula explicando como iniciar um projeto utilizando a versão do Studio Free, já que este é mais complicado para iniciar um projeto?

Abraço
PD

Oi Rodrigo,

Como você está cadastrando o projeto, é a estrutura do projeto, não do studio. Assim, o campo pasta das classes ficaria (para o seu caso):

D:xampphtdocsprojeto01appcontrol
D:xampphtdocsprojeto01appmodel
D:xampphtdocsprojeto01applib
D:xampphtdocsprojeto01libadianticontrol
D:xampphtdocsprojeto01libadiantidatabase
D:xampphtdocsprojeto01libadiantiutil
D:xampphtdocsprojeto01libadiantivalidator
D:xampphtdocsprojeto01libadiantiwidgetweb

abs,
Pablo
PD

Ops, comeu as barrinhas... Vou botá-las invertidas então...

D:/xampp/htdocs/projeto01/app/control/
D:/xampp/htdocs/projeto01/app/model
D:/xampp/htdocs/projeto01/app/lib
D:/xampp/htdocs/projeto01/lib/adianti/control
D:/xampp/htdocs/projeto01/lib/adianti/database
D:/xampp/htdocs/projeto01/lib/adianti/util
D:/xampp/htdocs/projeto01/lib/adianti/validator
D:/xampp/htdocs/projeto01/lib/adianti/widget/web
RB

Mas Pablo,
Desculpe se as minhas perguntas estão sendo meio estúpidas, mas

No ato de criar um novo projeto em um novo diretório, esse caminho de pastas que estou registrando nas "Pastas das Classes" não existe ainda.
Por exemplo, para o Projeto Desk, criei uma pasta em
C:\SisBingos\
e ela está vazia. Vou apontá-las para uma local vazio? que não existe ainda?
Outra coisa quando crio um novo projeto o Studio não deveria criar a estrutura de pastas do Framework? e com isso não precisaria "apontar" as pastas das classes?

Abraço,
Obrigado por responder as dúvidas em tempo hábio
PD

Oi Rodrigo,

Na versão community, o Studio não copia os arquivos do framework. Você deve apontar para uma pasta que já contém a estrutura do framework descompactada.

Na versão Pro ele já faz isso. Mas isso está gerando tanta confusão que eu planejei migrar esse recurso da Pro pra Community na próxima versão ;-)

Mas por enquanto, descompacte o framework na c:/SisBingos, como vc mesmo apontou...

abraço,
Pablo
LC

Pablo, só para confirmar, como fica a pastas das classe na versão 2.0.0 ?

Assim:
projetoapp
projetolibadianti

LC

ops, faltou as barras
/projeto/app
/projeto/lib/adianti
FK

ola pablo eu tenho em munha maquina o xampp 1.7.1 que o framework anterior a versao 2.0 funcionava legal baixei a nova versao que vc so pode escolher web ou gtk,escolhi web, mas quando descompacto na pasta htdocs e ascesso ele dá o segunte erro.

Warning: Unexpected character in input: '\' (ASCII=92) state=1 in C:\xampp\htdocs\tutor\init.php on line 5
na lina cinco é o namespace que tem uma barra \ e como conserta isso??
Parse error: parse error in C:\xampp\htdocs\tutor\init.php on line 5
o que éstá errado??
PD

Garanta que o PHP é 5.5 ou superior.

Att,
Pablo
MC

No meu caso, também não habilita totalmente o autocomplete e em alguns casos não mostra a documentação pressionando a tecla control, então coloquei manualmente o caminho das classes, conforme apontado acima, porém não funcionou, já desinstalei e instalei o programa várias vezes, o que eu devo fazer?
segue o caminho que configurei manualmente.(com barras invertidas)

C:/wamp/www/tempsite/app/control
C:/wamp/www/tempsite/app/model
C:/wamp/www/tempsite/app/lib
C:/wamp/www/tempsite/lib/adianti/control
C:/wamp/www/tempsite/lib/adianti/database
C:/wamp/www/tempsite/lib/adianti/util
C:/wamp/www/tempsite/lib/adianti/validator
C:/wamp/www/tempsite/lib/adianti/widget/web
AN

Olá! Meu autocomplete também não está funcionando corretamente..
Segue o que está na pasta das classes:
C:/Program Files (x86)/VertrigoServ/www/NOVO/app/model
C:/Program Files (x86)/VertrigoServ/www/NOVO/lib/adianti/control
C:/Program Files (x86)/VertrigoServ/www/NOVO/lib/adianti/validator
C:/Program Files (x86)/VertrigoServ/www/NOVO/lib/adianti/widget/util
C:/Program Files (x86)/VertrigoServ/www/NOVO/lib/adianti/database
C:/Program Files (x86)/VertrigoServ/www/NOVO/app/lib
C:/Program Files (x86)/VertrigoServ/www/NOVO/app/lib/util

Agradeço a ajuda!
PD

C:/Program Files (x86)

Essa pasta é um problema, tente não usar ela.
É uma gambiarra da MS para ter compatibilidade 32 e 64 bits:
www.computerhope.com/issues/ch001266.htm

Att,