Lançado Adianti Framework 8.1!
Clique aqui para saber mais
Não consigo conectar o pgsql 12 no Ubuntu 20.04 Olá! Já tentei configurar n .ini o ip da máquina e 120.0.0.1, com e sem a porta. o PDO no php está habilitado pdo_pgsql PDO Driver for PostgreSQL enabled PostgreSQL(libpq) Version 12.2 (Ubuntu 12.2-4) **********...
BJ
Não consigo conectar o pgsql 12 no Ubuntu 20.04  
Olá!

Já tentei configurar n .ini o ip da máquina e 120.0.0.1, com e sem a porta.

1. <?php 
  2. host   "localhost"
  3. port   "5432"
  4. name   "netsul_suitlog"
  5. user   "netsul_webmin"
  6. pass   "teste"
  7. type   "pgsql"
  8. prep   "1"
  9. ?>

o PDO no php está habilitado

pdo_pgsql PDO Driver for PostgreSQL enabled PostgreSQL(libpq) Version 12.2 (Ubuntu 12.2-4) ************************************************************ pgsql PostgreSQL Support enabled PostgreSQL(libpq) Version 12.2 (Ubuntu 12.2-4) PostgreSQL(libpq) PostgreSQL 12.2 (Ubuntu 12.2-4) on x86_64-pc-linux-gnu, compiled by gcc (Ubuntu 9.3.0-8ubuntu1) 9.3.0, 64-bit Multibyte character support enabled SSL support enabled Active Persistent Links 0 Active Links 0

Fatal error: Uncaught PDOException: SQLSTATE[08006] [7] FATAL: database "netsul_suitlog" does not exist in /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TConnection.php:85 Stack trace: #0 /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TConnection.php(85): PDO->__construct() #1 /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TConnection.php(47): Adianti\Database\TConnection::openArray() #2 /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TTransaction.php(59): Adianti\Database\TConnection::open() #3 /var/www/webapps/suiterp/app/service/log/SysRequestLogService.php(16): Adianti\Database\TTransaction::open() #4 /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/core/AdiantiCoreApplication.php(49): SysRequestLogService::register() #5 /var/www/webapps/suiterp/engine.php(35): Adianti\Core\AdiantiCoreApplication::run() #6 /var/www/webapps/suiterp/engine.php(59): TApplication::run() #7 {main} thrown in /var/www/webapps/suiterp/lib/adianti/database/TConnection.php on line 85

Este é o erro, ele diz que o banco não existe.

Os bancos estão criados e as tabelas populadas, conforme imagem em anexo.

Tenho tanto o phpPgAdmin, quanto o pgAdmin4 instalados e funcionando no ambiente.

Com o MariaDB o sistema roda normal.

Alguém pode me dar uma luz?

O cliente especificou que quer o projeto rodando com o postgresql.

Grato.

Curso Dominando o Adianti Framework

O material mais completo de treinamento do Framework.
Curso em vídeo aulas + Livro completo + Códigos fontes do projeto ERPHouse.
Conteúdo Atualizado!

Dominando o Adianti Framework Quero me inscrever agora!

Comentários (4)

BJ

Só pra esclarecer, quanto ao nome das tabelas do banco de log, eu alterei os prefixos de "system_" para "sys_", e obviamente fiz as devidas alterações em cascata em todo o sistema, uma vez que precisei fazer inúmeras alterações no sistema de segurança do projeto, está tudo funcionando perfeitamente no MySql.

Lembro que esta alteração certamente não é a coisa do problema, pois ele acusa que o banco não existe, sem fazer referencia ao nome de tabelas, o provavelmente problema está na conexão.

Obs. Estou criando um projeto com dupla finalidade, atender a um cliente especificamente e construir um sistema multi-empresa pra atender vários registros no mesmo banco separados pela chave do registros, e pelas pesquisas que fiz o PostgreSQL é muito mas rápido e seguro para este tipo de aplicação com relação ao MySQL que é um excelente banco também para outras finalidades, daí a minha necessidade de migra de banco.
NR

Posso estar enganado, mas pelo que vi no print, "netsul_suitlog" é um schema e não um banco de dados. O banco de dados é "postgres".

O post abaixo demonstra como trabalhar com schemas no postgres:
https://www.adianti.com.br/forum/pt/view_1970?conexao-postgresql-com-varios-sche
BJ

Muito interessante, realmente não tenho experiência com o PgSQL, de fato não sabia que havia essa separação, vou ler o post e pesquisar a diferença entre banco de dados e schemas.

Assim que eu conseguir fazer tudo funcionar posto o que fiz.

Grato pelo rápido retorno.
BJ

Resolvido, apaguei os esquemas e criei os dois bancos conforme a imagem em anexo.

Grato pelo apoio Nataniel.